VOCÊ ESTÁ AQUI:
  • Comissão externa da Câmara debate vazamento de rejeitos de mineradora no Pará
Comissão externa da Câmara debate vazamento de rejeitos de mineradora no Pará
  • Fonte: Agência Câmara Notícias
  • Publicada em 13/06/2018 às 15:00
O objetivo do debate é analisar o que foi feito após 100 dias do vazamento dos rejeitos da empresa norueguesa

A comissão externa da Câmara dos Deputados que fiscaliza possível rompimento das bacias de rejeitos de mineração no município de Barcarena, no Pará, realiza audiência pública nesta tarde. 

O episódio ocorreu em 17 de fevereiro, quando surgiram denúncias de vazamento de rejeitos de bauxita da mineradora Hydro Alunorte, após fortes chuvas na região. O Ibama e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente não detectaram transbordamento dos depósitos de rejeito, mas moradores denunciaram a existência de dutos clandestinos.

O objetivo deste debate é analisar o que foi feito após 100 dias do vazamento dos rejeitos da empresa norueguesa instalada na região.

Segundo o coordenador da comissão, deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), a Hydro Alunorte é reincidente: em 2009, a empresa já tinha sido multada pelo Ibama por fato semelhante, mas recorreu e até hoje não pagou a punição, avaliada atualmente em cerca de R$ 17 milhões.

Foram convidados para discutir, entre outros, o procurador da República do Pará, Ubiratan Cazetta, e o advogado dos Moradores de Barcarena Ismael Moraes.

Confira a lista completa de convidados.

A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 14, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

  • Atualizada em 13/06/2018 às 15:05:43