VOCÊ ESTÁ AQUI:
  • Milhares de palestinos lotam fronteira em Gaza após breve reabertura pelo Egito
Milhares de palestinos lotam fronteira em Gaza após breve reabertura pelo Egito
  • Fonte: Reuters
  • Publicada em 08/02/2018 às 16:04
O Egito tende a abrir a fronteira temporariamente algumas vezes por ano, normalmente com pouco aviso prévio ou explicação. A última abertura começou sem anúncio

Milhares de viajantes palestinos se reuniram na passagem de fronteira de Gaza com o Egito nesta quinta-feira esperando uma chance breve de partir depois que o Cairo abriu temporariamente uma divisa que mantém fechada quase sempre, enquanto combate uma insurgência islâmica do outro lado da divisa.

Israel também mantém restrições severas em sua fronteira com a Faixa de Gaza, o que significa que 2 milhões de palestinos raramente conseguem sair do enclave densamente povoado, no qual o movimento islâmico Hamas é a força armada predominante.

De cadeira de rodas e auxiliado por sua esposa e filha, Awni An-Najar, de 74 anos, disse na passagem de Rafah que quer entrar no Egito para tratar de uma fratura no quadril.

“Pacientes devem ter permissão de viajar livremente. Quero voltar a andar”, disse.

O Egito tende a abrir a fronteira temporariamente algumas vezes por ano, normalmente com pouco aviso prévio ou explicação. A última abertura começou na quarta-feira sem nenhum anúncio.

A embaixada palestina no Cairo “expressa sua gratidão ao presidente (egípcio) Abdel-Fattah Al-Sisi por sua atenção para aliviar o sofrimento do povo palestino”, disse em um comunicado.

O Ministério das Relações Exteriores do Egito não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Foi somente a segunda vez em mais de uma década que a divisa foi aberta enquanto seguranças desarmados da Autoridade Palestina, que tem apoio do Ocidente, vigiavam o lado palestino, em vez de homens do Hamas.

Um acordo de reconciliação firmado em outubro entre o Hamas e o movimento rival Fatah, do presidente palestino, Mahmoud Abbas, deu o controle da passagem de Rafah à Autoridade Palestina pela primeira vez desde que o Hamas assumiu o controle de Gaza em 2007.

O Egito também abriu a fronteira brevemente em dezembro.

  • Atualizada em 08/02/2018 às 17:14:46