Por Silvio M. Santos (Zekatraca)
O movimento cultural e a população de Guajará-Mirim lamentam o falecimento da carnavalesca e agitadora cultural Marli Pessoa de Farias, conhecida como “Marli do Periquito”, fundadora e diretora do bloco “Periquito da Madame”.
Marli foi vítima de acidente automobilístico na noite da última segunda- feira (8), dia internacional da Mulher.
Esposa do também carnavalesco Jesus Bentes de Farias, Marli , além de ser uma das principais dirigentes do bloco que faz a diferença no carnaval de rua da Pérola do Mamoré, atuava como delegada da Ordem dos Músicos do Brasil, além de colaborar com todos os movimentos culturais realizados em Guajará como o Duelo da Fronteira entre os bois Malhadinho e Flor do Campo.
Segundo informações do site www.guajaranoticias.com.br, o acidente que vitimou, além de Marli , seu neto Jairisson Farias Melgar , de 12 anos, aconteceu por volta das 22h30 do dia 08 e foi provocado por um táxi dirigido em alta velocidade pelo motorista Givanildo Franco Uchoa, de 28 anos, que se evadiu do local sem prestar socorro às vítimas. Marli e seu neto Jairisson saiam da igreja do Divino, onde acontecia o velório de uma pessoa que era conhecida da família. O táxi vinha em alta velocidade pela Avenida Princesa Isabel e atropelou as vítimas, que não resistiram ao choque e morreram no local.
O sepultamento de Marli e do jovem Jairisson está marcado para as 17h00 da tarde de hoje (9) no cemitério Santa Cruz, em Guajará-Mirim/RO.
Sempre que vamos cobrir o Festival Folclórico de Guajará-Mirim , conhecido como “Duelo da Fronteira”, ficamos hospedados na residência do casal Jesus e Marli do Periquito, que nos recebem com simpatia. Perdemos uma verdadeira amiga, enquanto Guajará-Mirim perde uma baluarte dos movimentos culturais. À família de Marli e em especial ao seu esposo Jesus as condolências da família Zekatraca.